Introdução
Nesse artigo, falaremos sobre o ruído no trabalho e os impactos na saúde do ser humano, as obrigações das empresas e etc"
Sumário

O ruído é um som que provoca uma sensação desagradável e irritante ao ouvido humano. Em nosso dia a dia, existem inúmeras fontes que nos expõem ao ruído como, por exemplo, os eletrodomésticos existentes em nossas casas, o alto volume das caixas de som em nossas atividades de lazer, os motores dos veículos no trânsito agitado das cidades e as máquinas e equipamentos presentes nos ambientes de trabalho.

Vamos tratar especificamente do ruído no trabalho.

Exposição ao ruído no trabalho

O ruído encontra-se presente em diversos ambientes de trabalho, tais como, indústrias extrativas, indústrias transformadoras, construção civil, salões de beleza, gráficas, entre tantos outros. É classificado como um agente de risco físico e é medido na escala decibel (dB). É um agente de risco que constitui um dos maiores problemas no mundo do trabalho, não só em nosso país, mas também a nível mundial.

Diariamente, milhares de trabalhadores são expostos ao ruído, e por essa exposição, sofrem uma série de danos.

Fatores que contribuem para a ocorrência de danos à saúde

Existem diversos fatores que contribuem para a ocorrência de danos à saúde.

O primeiro fator é a intensidade. Os sons com intensidades menores não são lesivos, no entanto, sons com maiores intensidades começam a causar danos. Por exemplo, um som de 90 dB tem maior possibilidade de causar dano do que um som de 80 dB. Portanto, quanto maior a intensidade do ruído, maior a possibilidade de dano.

Um segundo fator é o tempo de exposição do trabalhador a uma fonte de ruído. Quanto maior é o tempo em que o trabalhador permanece exposto, maior é a possibilidade de dano.

Um terceiro fator é a distância entre a fonte de ruído e o trabalhador. À medida que o ruído se propaga no ambiente, a sua intensidade vai diminuindo. Portanto, quanto mais distante o trabalhador estiver da fonte ruidosa, menor é a possibilidade de dano. Já mais próximo, maior é a possibilidade de dano.

Um quarto fator é a susceptibilidade individual ou fator genético. Pode ocorrer de indivíduos sofrerem a mesma exposição ao longo do tempo, no entanto, alguns podem ter danos auditivos e outros não, enquanto também pode ocorrer, de alguns terem danos auditivos antes dos outros. Portanto, quanto maior a susceptibilidade individual de um trabalhador, maior é a possibilidade de dano.

Um quinto fator é a existência de infecções e inflamações no ouvido. Se o trabalhador possui algum tipo de infecção ou inflamação decorrente de outra causa e se expõe ao ruído, maior é a possibilidade de agravamento do dano.

Um sexto fator é a exposição simultânea do trabalhador ao ruído e às substâncias ototóxicas, que são substâncias que têm a capacidade de promover a redução da capacidade auditiva como, por exemplo, tolueno, xileno e estireno. Assim, quando o trabalhador se expõe simultaneamente ao ruído e a essas substâncias, ocorre um sinergismo, potencializando a perda auditiva.

Consequências produzidas pelo ruído no trabalho

Perda auditiva

O sistema auditivo é constituído pelo ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. O ouvido interno é composto pelos canais semicirculares e cóclea. A cóclea é revestida por células auditivas. A perda auditiva ocorre exatamente porque o ruído tem a capacidade de destruir essas células. Como essas células não podem ser recuperadas, a perda auditiva é um dano irreversível.

Efeitos fisiológicos

Além de danos auditivos, a exposição do trabalhador a níveis elevados de ruído, produz outros efeitos indesejáveis no organismo, tais como: problemas gástricos, aumento da pressão arterial, alterações do sono, ansiedade, nervosismo e diminuição da concentração.

Stress relacionado com o trabalho

O ruído não é uma causa única para o stress, no entanto, é um fator que contribui para a sua geração ou seu aumento. O stress é capaz de produzir uma sobrecarga cognitiva e, consequentemente, aumentar a probabilidade de erros.

Aumento do risco de acidentes

A presença do ruído também pode causar acidentes porque:

  • interfere nos processos de comunicação entre os trabalhadores;
  • promove distrações;
  • e se sobrepõe ao som de aproximação do perigo ou de sinais de alerta.

Sinais de perda auditiva

Quando o trabalhador se expõe prolongadamente ao ruído, tem como perceber que já está tendo uma perda auditiva. Essa perda pode ser percebida através dos seguintes sinais:

  • zumbidos no ouvido;
  • dificuldade em ouvir e compreender uma conversa presencial com colegas de trabalho, amigos ou familiares ou uma conversa ao telefone; e
  • incapacidade de ouvir sons baixos.

Normas referentes à ruído ocupacional no Brasil

Em nosso país, as normas que abordam o ruído produzido nos ambientes de trabalho são: a NR-15, em seus Anexos 1 e 2, e a Norma de Higiene Ocupacional – NHO 01.

Norma Regulamentadora: NR-15

A NR-15 tem como finalidade a caracterização de atividades ou operações insalubres. Seu critério é legal, pois, trata-se de uma norma regulamentadora. Seu anexo 1 aborda o ruído contínuo ou intermitente e o anexo 2 aborda o ruído de impacto.

Norma de Higiene Ocupacional: NHO 01

A NHO 01 tem como finalidade estabelecer critérios e procedimentos para realizar a avaliação da exposição ocupacional, que implique risco potencial de surdez ocupacional, ou seja, é uma norma que deve ser aplicada para questões de controle do ruído no ambiente de trabalho. Seu critério é puramente técnico.

Dever das organizações perante o ruído no trabalho

As organizações têm o dever legal de proteger a saúde e a segurança dos seus colaboradores de todos os riscos relacionados com o ruído nos locais de trabalho. Para isso, devem seguir as orientações da NR-1 para realizar avaliação de riscos e adotar medidas de prevenção. Deve seguir também, as Normas Regulamentadoras 9 e 15, e a NHO 01.

Vídeo em destaque

Compartilhe esse post com os amigos

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedln
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis..